segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

A diversidade de seres vivos (biodiversidade) passada e presente em relação com os movimentos tectónicos que conduziram os continentes às suas posições actuais

O tema foi esta manhã tratado com alunos de décimo e de décimo primeiro ano, que encheram o auditório da Escola Secundária Carlos Amarante (ESCA), pelo Professor Jorge Paiva.
Em excelente forma, o Professor Paiva não parece contar 85 anos: pleno de energia, não se senta, cativa os jovens alunos, interliga magistralmente a geologia e a biologia, não perde o fio à meada, solicita muito eficazmente o auditório com belas imagens: grandes, apelativas, bem identificadas, relativamente aos locais e aos nomes científicos dos seres vivos que nelas constam, e datadas, e recorrendo sempre à sua vasta experiência temperada com humor pertinente não dispersivo.

Os professores que acompanham os alunos aprendem tanto como eles. Uns e outros ficam enriquecidos, satisfeitos e agradecidos. E pedem-lhe que venha mais vezes.

É um gosto poder aprender assim, porque não cansa e não (nos) custa (nada, em qualquer sentido do termo).

Um grande obrigado ao mestre que não desiste de nós.

Créditos fotográficos devidos à amabilidade e disponibilidade da D. Gracinda Cerqueira. A ela e ao Sr. M. Silva, este pelo apoio técnico, o nosso agradecimento.


José Batista d’Ascenção

Sem comentários:

Enviar um comentário