quarta-feira, 21 de outubro de 2020

A atitude com que alguns alunos encaram os seus deveres

Imagem adaptada, obtida aqui.

Acordáramos que a ficha de trabalho seria realizada em tempo de estudo e de treino em casa e que eu verificaria, na aula desdobrada, oito dias depois, a execução por cada um.

Todos fizeram excepto o B. E não deu nenhuma razão plausível para o facto. Não fez, simplesmente.

Iniciámos a correcção e, como costume meu, solicitei imediatamente o B. para o primeiro exercício.

Muito espantado, o aluno pediu a palavra, mas não propriamente para tentar responder, antes para perguntar, respeitosa, mas assertivamente:

- Se o professor sabe que não fiz o trabalho, nem me preparei, nem sei responder, porque me escolhe a mim para dirigir as perguntas?

Ao que respondi:

- Precisamente porque não trabalhou, vai trabalhar agora, com a ajuda de todos.

De seguida, acrescentei que, ao privilégio de poder vir à escola, tem que corresponder a obrigação de estudar e de fazer os possíveis por aprender. E, em insistência abstrusa, mais disse que, havendo tanta gente que pensa que não é assim, então, cabe a essas pessoas procurarem as escolas que premeiem a falta de aplicação, onde quer que existam.

Duas aulas depois, o B. (já) não fazia parte da lista de nomes da turma.

No dizer dos colegas, terá mudado de curso.

Será que se tinha colocado à experiência, para saber se gostava do «curso cientifico-humanístico de ciências e tecnologias»?


José Batista d’Ascenção

Sem comentários:

Enviar um comentário