segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

No laboratório, com alunos interessados

Esta manhã fiz a primeira aula prática de microscopia com os meus alunos da turma E do 10º ano de escolaridade. Esta aula foi muito mais agradável do que outra idêntica de colegas seus de uma turma diferente na passada quinta-feira, porque os alunos dedicaram mais atenção ao protocolo, ouviram com interesse as recomendações do professor e empenharam-se cuidadosamente na realização das preparações para observação ao microscópio. E tão bem trabalharam, sobretudo os do primeiro turno, que tudo decorria serenamente, com as dúvidas satisfeitas sem quaisquer atropelos, com todos os grupos a obterem boas imagens que, com recurso aos telemóveis, vários deles fotografaram. Houve mesmo quem fizesse pequenos filmes sobre micróbios em movimento (protozoários de uma infusão de palha seca em água, após vários dias). E quando tocou para o primeiro intervalo, foi preciso lembrar-lhes uma e outra vez que já tinha tocado, que era preciso ir lá fora…
Trata-se de alunos meigos, cordatos, simples e simpáticos. O meu problema nesta turma é que há um grupo de alunos (uma meia dúzia…) em que o rendimento é bastante baixo e, passado meio ano lectivo, ainda não consegui “alavancar-lhes”, como agora se diz noutras áreas, a compreensão de muitos aspectos da matéria que é preciso que eles aprendam. Isto causa-me sério desconforto. Mas não posso, não devo, nem quero, desistir deles. Tomara eu que outros, com muito melhor facilidade de aprendizagem (pelo menos até agora…) fossem as pessoas sãs que estes são.
Com carinho fiz este registo.
Já agora, registo também que fui para a aula desagradado com os resíduos de lixo e aglomerados de cotão nos cantos das escadas e corredores. Como houve greve de funcionários na sexta-feira passada, a limpeza não foi feita, como era suposto. Mas, à hora da saída, uns quantos minutos depois, os necessários para eu arrumar o material, já estava tudo limpinho. O pessoal auxiliar trabalhou discreta e silenciosamente durante as aulas (só pode ter sido), e pôs tudo como devia ser. Do corpo lhes saiu, mas ainda bem.
Enfim, às 13.30 h, mais ou menos, saí satisfeito da escola, depois de uma manhã cheia de aulas (com início às 08.20 h), em que cheguei à sala 10 minutos mais cedo para preparar o material. E o curioso é que na sala anexa, ainda antes de mim, já lá estava a minha colega Guiomar, por motivos idênticos.
Valeu a pena.

José Batista d’Ascenção

Sem comentários:

Enviar um comentário