segunda-feira, 13 de março de 2017

A Terra – um planeta «lixado»

Este foi o título da palestra proferida esta manhã na Escola Secundária Carlos Amarante pelo Professor Doutor Jorge Paiva, destinada a professores e alunos dos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade. 
Na curta apresentação inicial foi pedido aos alunos que tivessem em conta que:
- o planeta Terra é a nossa casa e, por isso, é nela que temos que viver, o que exige mantê-la em condições mínimas que permitam a existência dos seres humanos;
- a condição anterior exige certos comportamentos individuais e da sociedade, logo dos decisores políticos, os quais decidirão tanto mais acertadamente quanto os cidadãos eleitores forem exigentes e estiverem atentos, pelo que é necessário que os alunos aprendam muito e com fundamento e rigor;
- a matéria em apreço – a predação de recursos e o lixo e os poluentes produzidos – faz parte dos conteúdos curriculares a testar em exame em que é preciso que estejam à altura;
- havia outros alunos e professores interessados, os quais, por limitação de lugares, não podiam estar presentes.
Donde, era sua responsabilidade aproveitar a oportunidade e prestar a maior atenção, ignorar o telemóvel e tentar captar o essencial, questionando quaisquer aspectos que desejassem ver mais completamente discutidos.
Apresentado muito sumariamente o conferencista, e depois de se lhe agradecer a disponibilidade e o privilégio (inteiramente grátis) de o ter ali, teve lugar a palestra.
Um ou outro aluno, sentado ao fundo, não esteve 100% atento, mas estiveram atentos e interessados quase todos eles o tempo todo e vários fizeram questão de o manifestar ao Doutor Jorge Paiva, no final, aproveitando para lhe colocar algumas questões e pedir esclarecimentos vários. Outros foram, simplesmente, agradecer-lhe.
Agradecimento sentido foi também o que os professores presentes reafirmaram ao Doutor Jorge Paiva, um ambientalista, investigador e professor universitário que sempre lhes foi próximo, disponível e presente, ou seja: que nunca os abandonou.
Sentissem eles o mesmo apoio e amparo de quem a isso devia sentir-se obrigado…
Muito «bem haja», querido Professor.

Nota: A foto escolhida não mostra a assistência, essencialmente constituída por alunos, para salvaguarda do direito de reserva e privacidade da imagem. 

José Batista d’Ascenção

Sem comentários:

Enviar um comentário