terça-feira, 21 de novembro de 2017

Desventuras do exercício da docência

Ele há coisas! Hoje, chegado à escola atempadamente, à hora habitual (oito e pouco), com as aulas preparadas para toda a manhã (juro!) passei sem saber como a funcionar como se fora quarta-feira, dia em que os primeiros noventa minutos da manhã são destinados àquelas horas em que estamos acorrentados à escola, mesmo quando temos muito que fazer e não é possível fazê-lo lá. E então sentei-me, puxei de um caderno e vá de ocupar o tempo, enquanto aguardava pela colega com quem, às quartas, costumo trabalhar na «estufa». E ela que se atrasava! Deu o segundo toque e eu à espera. Até que toca o telefone (da sala de professores). Como só estava eu e uma outra colega, ainda lhe disse: «nem vale a pena atender, não deve ser a nenhum de nós que procuram». 
Mas ela atendeu. Chamavam por um tal professor José Batista. Como? Só então caí em mim. A D. Fátima, habituada aos registos de assiduidade, tinha pedido aos alunos para esperarem. Eles próprios achavam estranho o professor não ter subido. E esperaram. Esperaram todos o tempo necessário (mais de 10 minutos, o tempo de tolerância às 08.20h). Nenhum mostrou qualquer hesitação ou má vontade. São assim aqueles miúdos do 11º E da ESCA. Por isso gosto tanto deles, desde que os tenho como alunos.
Algo envergonhado e acabrunhado, pedi-lhes sincera desculpa. E fiquei sensibilizado com a doçura serena deles e a disponibilidade para a aula, que hoje se estendia por 135 minutos! Com alunos diferentes podia não ser assim.
Já a D. Fátima não pode imaginar a estima e o carinho em que a tenho.
Agora mesmo ainda me sinto estranho. Mas faço esforço para ver os aspectos bonitos e generosos associados uma situação indesejável, e tento minimizar algum sinal de decrepitude própria que espero que não se torne demasiado frequente.
Um grande obrigado.

José Batista d’Ascenção

1 comentário:

  1. A mim Zé, aconteceu-me o mesmo no ano passado, não és o primeiro! Enfim, contratempos da idade...
    Abraço amigo

    Teresa

    ResponderEliminar