quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Sobre a educação, a encerrar 1º período lectivo, por Santana Castilho

É de ontem (no jornal Público), mas eu não sabia resumir melhor:

[…] «Se olharmos para a evolução dos resultados do PISA até 2015, vemos Portugal sempre a crescer. Faz pois todo o sentido analisar o que nos aconteceu a partir desse ano para que se tivesse invertido tão drasticamente esse ciclo positivo. Nesse ano, João Costa assumiu funções de secretário de Estado e os resultados não mais pararam de descer, como consequência das suas políticas bizantinas de destruição da escola pública: esvaziamento curricular, com programas revogados e substituídos por indigentes aprendizagens essenciais; nefastas políticas de flexibilidade curricular e pseudo-inclusão; abolição de avaliações rigorosas, internas e externas, e sucesso imposto, com passagens de ano praticamente obrigatórias; numa palavra, toda uma ideologia de cordel, de que os delírios Ubuntu, MAIA e quejandos são exemplos caricatos.

[…] Os oito anos do ministério de João Costa foram […] oito anos a promover devaneios, indecifráveis pelo senso comum, de mirabolantes inovações educacionais.

Seria importante que na campanha política para a eleição de 10 de Março todos os partidos dissessem que valores estão preparados para defender, antes de a escola pública perder definitivamente o seu ancestral significado.»

Boas Festas.

José Batista d’Ascenção

Sem comentários:

Enviar um comentário