segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Eis-nos (embalados) no 2º período

À lida, prezados meninos, caríssimos professores e estimados funcionários!
Já só faltam dois terços do ano lectivo.
Para muitos alunos, o segundo período foi, em tempos, o das “boas notas” (ou das melhores “notas” possíveis) e o terceiro correspondia ao tempo de “aproveitar a embalagem”, dado que já só faltava um “pouquinho” para o final do ano. Se esta “ladainha” não servir para animar, procurem (via) melhor, sem desistir (de algo com efeito equivalente…).
Para os professores: é aguentar, que já faltou mais que agora, e há tanto a fazer que quando conseguirmos dar conta do recado (exaustos), o ano lectivo já (nos) fugiu há muito.
E para os senhores funcionários: esqueçam o barulho dos meninos nos corredores, esqueçam também o pouco que ganham e a diversidade de tarefas a que têm de acorrer, mas não faltem com o vosso esforço e o vosso sorriso que, sem eles, nem os alunos nem os professores vão a lado nenhum.
E aos senhores encarregados de educação, pode-se pedir alguma coisa? Não, os professores, pelo menos, não podem, mas não estão proibidos de, humildemente, darem uma sugestão: tentem reparar em como - professores e funcionários - gostamos de ver crescer os vossos filhos: porque aprendem, porque ficam mais bem formados e mais crescidos e mais completos e mais aptos a mostrar como foram bem educados pelos pais e ensinados pelos (seus) professores. E mais: não são só os pais que ficam orgulhosos deles. Os professores também. E muito.
Vamos lá, então.

José Batista d’Ascenção

Sem comentários:

Enviar um comentário