terça-feira, 10 de outubro de 2017

A formação que os professores precisam mas não têm e aquela a que os condenam inutilmente

Há mais de ano e meio, eu e os meus colegas de grupo disciplinar esforçavamo-nos por fazer chegar ao centro de formação a que a nossa Escola pertence uma série de temas do âmbito específico dos programas que nos cabe leccionar (de biologia e de geologia), aproveitando o que pomposamente fora chamado de “plano de acção estratégica para o biénio 2016-18”, destinado a promover o sucesso escolar. Eram muitos e variados os temas que propusemos, tendo em conta alguns conteúdos que têm sido incluídos nos exames, mas que não constam dos programas vigentes e sobre os quais os professores precisam de actualização. 
Pois nem um só dos temas propostos foi acolhido!, provavelmente porque não há entre os formadores dos centros de formação quem esteja devidamente documentado… Contudo, não é crível que, procurando nas instituições de ensino superior – as entidades que têm indubitável credibilidade científica para actualizar cientificamente os professores do ensino secundário - não fosse possível subsidiar módulos ou pequenos cursos de frequência gratuita para os docentes.
Não obstante, decorreu até hoje, dia 10 de Outubro, o prazo de novas inscrições para formar professores classificadores de provas de exame, com pedido de que os professores se inscrevessem e solicitação às direcções para os estimularem nesse sentido. Hoje, último dia do prazo, foi dado conhecimento da prorrogação do mesmo até dia 13, talvez porque os professores não se interessa(ra)m…
Eu conto-me nesse número e digo porquê: Em tempos fui obrigado a participar em três dessas acções de formação que não só não me serviram para nada (não tiveram qualquer utilidade para a tarefa de classificação de provas, não me ajudaram a ser melhor professor, nem serviram formalmente para progressão na carreira, que está congelada), como ainda me fizeram prisioneiro da tarefa forçada, esforçada e gratuita de classificar provas em tempo de exaustão que entra por Agosto dentro (este ano a entrega das provas classificadas na 2ª fase fez-se no dia 03).
Sendo assim, dispenso(-me de) tal formação. Sem qualquer pena e com grande alívio. 

José Batista d’Ascenção

1 comentário:

  1. Parabéns pela objetividade e oportunidade do teu testemunho. De facto,impõe-se formações que não vão ao encontro das nossas necessidades e dos nossos anseios.

    ResponderEliminar