quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Análise da qualidade dos saberes dos alunos portugueses ou a esquizofrenia de tantos «especialistas»?

Imagem da página 12 do jornal «Público» de 05/10/2017
Em Dezembro de 2016, o jornal “Expresso” noticiava:
«As boas notícias no mundo da Educação continuam. Pela primeira vez em seis edições do PISA – o maior estudo nesta área que testa a literacia junto dos alunos de 72 países e regiões –, os estudantes portugueses de 15 anos conseguiram um desempenho significativamente acima da média da OCDE, tanto a ciências, como a leitura. A matemática mantiveram-se na média. Em todos os casos, a evolução é inegável desde que o país começou a participar neste estudo, em 2000, com Portugal a galgar várias posições na comparação internacional.»

Em Novembro de 2016, o jornal “Público” noticiava:
«Portugal ficou à frente da Finlândia nos resultados obtidos pelos alunos do 4.º ano nos testes internacionais de Matemática promovidos pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), uma cooperativa constituída por organizações públicas e privadas. Este feito foi alcançado em 2015 na sexta edição dos testes que visam avaliar a literacia dos alunos mais novos a Matemática e Ciências, que são conhecidos pela sigla TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study).

Hoje, no jornal “Público” pode ler-se:
«Um susto. É esta a leitura que, em síntese, se pode fazer dos resultados das provas de aferição do ensino básico»… etc.
«Face aos resultados, Ministério da Educação anuncia que vai reforçar formação contínua dos professores do 1º, 2º e 3º ciclos de escolaridade»
Eureka!
E mais não digo.

José Batista d’Ascenção

PS: Hoje, em Portugal, não é dia mundial do professor. Hoje, em Portugal, é apenas um dos 365 dias do ano em que se ofende os professores. Disse.

Sem comentários:

Enviar um comentário