domingo, 28 de junho de 2026

À espera…

Por estes dias devia estar a “corrigir” provas de exame. Mas continuo à espera, hoje como ontem, anteontem, antes de anteontem…, das respostas de exame que devia estar a classificar.

A sensação é estranha e triste: por mim e pela minha profissão, pelos alunos e pelo meu país (que não consegue melhorar nada de coisa nenhuma nos tempos que vão correndo).

Não quero pôr sal na ferida, nem dramatizar o que não está bem, mas não posso nem devo fugir a este registo. E, já que estou com as mãos na massa, acrescento o que no Verão passado acabei por esconder, relacionado com exames: “carimbado” com provas na 1ª fase, havia (ainda) de caber-me a apreciação de recursos. Depois de atrasos na recepção dos exames digitalizados a reapreciar, devido a «questões técnicas», quando feito o trabalho, que incluía 3 ficheiros por cada reapreciação (não bastava um!), para além da grelha de classificações, os quais, ainda vazios, já tinham o tamanho digital máximo que a plataforma admitia para a submissão, logo que se registava neles o que quer que fosse, ainda que mínimo, ultrapassavam o tamanho estipulado, impossibilitando a dita submissão.

Então, como agora, senti tristeza e pena, que aumentaram quando “supliquei” presencialmente aos elementos do «agrupamento de exames» que fizessem chegar por escrito a apreciação que fiz sobre as limitações encontradas, em que referia o amadorismo e a incompetência de quem desenhara tais instrumentos, com a falta de qualidade que tinham.

Não tenho a certeza de que tenha valido alguma coisa.

Transportando-me para o presente: Continuo a aguardar.

Eu e tantos…

José Batista d’Ascenção

Sem comentários:

Enviar um comentário