terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Um dia diferente na minha escola

Modelos de estrutura da Terra, realizados por alunos
Decorreu ontem o «Dia do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante», em Braga. Comemora-se este dia em honra do patrono, na sequência do que já se fazia antes envolvendo apenas a Escola Secundária Calos Amarante, agora a escola-sede. É um dia diferente, em que as aulas se interrompem e as salas e outros espaços se enchem de actividades diversas dirigidas toda a comunidade: aulas abertas, experiências em laboratórios, exposições de trabalhos de alunos, jogos didácticos, projecção de filmes, palestras, concursos, feiras de minerais e de artigos usados, demonstrações de software, de robótica e de electrónica, oficina de mecânica, actividades para crianças de jardins-de-infância e alunos do ensino básico, torneios desportivos e de damas, entre outros. Todas as áreas disciplinares se envolvem e são alunos que estão em cada sala como protagonistas das realizações de demonstração, exposição ou interacção com os visitantes: para além dos mais pequeninos, turmas de alunos do ensino básico de outras escolas do agrupamento ou de escolas vizinhas de outros agrupamentos.
Explicando a morfofisiologia do coração
Faz sempre parte das comemorações de um dia como este a homenagem aos professores e funcionários que se aposentaram no último ano (cada vez em menor número) e a entrega de diplomas de mérito («académico» e/ou «humano») aos alunos que se distinguiram no ano anterior. A Associação de Pais e Encarregados de Educação e a Comissão de Antigos Alunos são entidades sempre envolvidas nas realizações deste dia comemorativo.
Findo o dia, uma boa parte dos professores permaneceu para o jantar, que fechou a jornada. Esta manhã, todos os que se encontravam na escola manifestavam boa disposição e ninguém referiu o trabalho (causador de «cansaço bom») a preparar, a montar, a realizar e a desmontar, sem descurar (muito…) a preparação das aulas e dar seguimento à mais nobre função da escola.
Valeu a pena. E os professores rejuvenescem com tal cansaço porque sentem que é assim e assim deve ser.

Órgãos internos do coelho




















José Batista d’Ascenção

Sem comentários:

Enviar um comentário