sexta-feira, 18 de maio de 2018

Episódio particular da vida da minha Escola

Imagem obtida aqui.
Hoje foi um dia particular na minha escola. As aulas decorreram normalmente, mas houve mais do que isso: comemoraram-se os 60 anos da inauguração da «Escola Nova» e o senhor Ministro da Educação, que nela foi aluno do ensino secundário, nos anos 90 do (final) do século passado, veio em visita, que demorou desde o meio da manhã até depois das 16.30 horas. Pessoa simples, simpática e de trato franco, gostou de vir a uma escola que frequentou e que o recebeu afectuosamente. Houve antigos alunos e antigos professores, alguns que o foram do homem que hoje está à frente do ministério, e personalidades convidadas que vieram falar sobre as perspectivas e desafios do ensino. Estas matérias ocupam muitas pessoas, sendo que muito poucas ou nenhuma têm certeza alguma do que vai ser o futuro. Assim mesmo, nada se perde com serenas reflexões. Os problemas são muitos e difíceis e permanentes? São sim senhor. Mas o dia de hoje foi diferente na minha escola e não aumentou nenhum deles. Da nossa parte, professores, continuaremos, seguramente, a fazer o que pudermos.
Se eu tivesse que dizer, em menos de dez segundos, o que fazer para melhorar significativamente o ensino em Portugal, atrevia-me a sugerir: respeitar os professore e confiar neles. Não seria tudo, mas ajudava muito.
E pronto, este apontamento serviu apenas para registar um dia diferente na escola em que tenho o privilégio de trabalhar. 

José Batista d’Ascenção

Sem comentários:

Enviar um comentário