quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Importância da água para os seres vivos: características moleculares, propriedades e funções



Tabela-resumo para alunos de 10º ano (ver nota abaixo)

 

 

Características e propriedades da água. Sua abundância na Terra.

 

 

Funções da água, nas células e nos organismos vivos

 

 

É o líquido mais abundante à superfície do planeta

 

É o constituinte molecular mais abundante nas células vivas funcionais e nos organismos. É o meio em que ocorre o metabolismo. A vida começou no seio da água (em meio aquoso) e com a participação da água.

 

 

A polaridade da molécula da água torna este líquido um bom solvente (das substâncias, cujas partículas – iões ou moléculas - são carregadas ou polares)

 

Porque é bom solvente, a água é um bom transportador e distribuidor de substâncias no organismo (casos do plasma sanguíneo, da linfa que banha as células, das secreções e dos fluidos de excreção, como a urina).

 

 

Participa facilmente em reações, quer como reagente quer como produto.

 

Está envolvida no metabolismo celular (por exemplo a fotossíntese e a respiração) e na fisiologia dos organismos (como a digestão e a excreção).

 

 

Tem elevada capacidade térmica mássica: absorve e liberta grande quantidade de calor sem variar muito a sua temperatura.

 

Por apresentar elevado calor específico, a água é um bom regularizador da temperatura corporal (e dos climas). Porque é um fluido móvel distribui calor pelas diferentes regiões do corpo, uniformizando a temperatura (transferências de calor também ocorrem nas correntes marinhas, influenciando os climas).


 

Nota: para desenvolvimento e melhor elucidação dos conceitos e das suas inter-relações consultar este texto.

 

José Batista d’Ascenção

Sem comentários:

Enviar um comentário