terça-feira, 23 de julho de 2019

Algo sobre a prova de exame de biologia e geologia da 2ª fase

Por razões profissionais e pessoais, só há momentos acabei de resolver, sozinho e sem consulta, a prova da 2ª fase de biologia e geologia.

Eis as minhas impressões sumárias:

Prova globalmente exigente, requerendo conhecimento sólido, (grande) serenidade, atenção, concentração e capacidade de raciocínio e de relacionação. Matérias (interessantes) da actualidade, mas que não são abordadas nas aulas, porque não constam dos conteúdos explicitados nas rubricas programáticas.
Dúvidas sobre se a questão 5 do grupo II não foge à recomendação das matérias a estudar para a prova, uma vez que não está na «intersecção» dos conteúdos dos programas em vigor com a última versão das aprendizagens essenciais (talvez esteja com a versão «documento de trabalho», publicada antes da definitiva…).
Há respostas «abertas» em que eu aceitaria outras alternativas para um dos elementos pedidos (por exemplo na questão 7 do grupo II e na questão 10 do grupo III). Não sei se os critérios definitivos (por agora só temos os critérios «versão de trabalho») contemplarão essas possibilidades.
Esta prova é difícil para a generalidade dos alunos do ensino secundário, nas condições em que os professores os podem ensinar.
Oxalá os resultados contrariem os meus receios.

José Batista d’Ascenção

Sem comentários:

Enviar um comentário